Dia Mundial de Combate à Polio
por Rotary Club de Bariri-16 de Junho
No último dia 24 de outubro foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite.
Estabelecida pelo Rotary International, a data foi escolhida em celebração ao nascimento de Jonas Salk.
Salk foi quem liderou a primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite.
Responsável pela diminuição dos casos da doença, o Rotary Internationl e seus parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI) tem razões para comemorar, pois, segundo matéria elaborada por Ryan Hyland, disponibilizada no site da instituição, no ano de 2021 foi confirmado que um segundo tipo de vírus selvagem da poliomielite foi completamente erradicado.
Passo significativo em direção à meta de eliminar a pólio mundialmente, segundo Ryan, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, revelou a notícia no seu discurso gravado em vídeo e apresentado durante a atualização global sobre a pólio realizada pelo Rotary no dia 24 de outubro. Ele disse que uma comissão independente de especialistas em saúde certificou a erradicação global do poliovírus tipo 3. O último caso de paralisia infantil causado por este tipo de vírus foi detectado em novembro de 2012 na Nigéria. O poliovírus tipo 2 foi erradicado em 2015.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.
FONTES: Rotary International e Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde (BVMS).






