Há exatos 70 anos, o Dr. Jonas Salk anunciava ao mundo que sua vacina contra a poliomielite era segura e eficaz
Há 70 anos, o mundo dava um passo histórico contra a pólio.
Em 12 de abril de 1955, há exatos 70 anos, o Dr. Jonas Salk anunciava ao mundo que sua vacina contra a poliomielite era segura e eficaz.
O imunizante que havia sido testado, inclusive em seus próprios filhos, representou um divisor de águas no combate a uma das doenças mais temidas do século XX.
Naquele momento, mais de 10 milhões de crianças passaram a receber uma ou mais injeções da vacina Salk.
Em menos de um ano, os Estados Unidos já colhiam os frutos da imunização em massa: os casos de pólio e as mortes causadas pela doença caíram quase pela metade. A tendência de queda continuou nas décadas seguintes, alimentando o sonho de um mundo livre da poliomielite — um objetivo que, hoje, está mais perto do que nunca.
Entre os protagonistas dessa jornada está o Rotary International, que tem desempenhado um papel decisivo na luta global pela erradicação da pólio.
A organização foi uma das fundadoras da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI) e, desde então, tem atuado com persistência e mobilização internacional para garantir que nenhuma criança sofra novamente com os efeitos devastadores do vírus.
Sete décadas após o anúncio de Jonas Salk, a esperança de erradicar totalmente a poliomielite permanece firme. Graças à ciência, ao engajamento de instituições como o Rotary e ao compromisso coletivo da sociedade global, esse marco histórico pode estar ao nosso alcance.
Audiodescrição:
Foto em branco e preto de um homem de óculos, vestindo terno claro segurando o braço de uma criança loira na intenção de aplicar uma injeção na mesma.
https://www.instagram.com/p/DIX-xtBMLzz/?igsh=dHI1ZTc4eDY2d3cx
https://x.com/Rotary_4480/status/1911288119338447073?t=hH4ADCjAel90HJ_V9_XR1g&s=19
https://gettr.com/post/p3jvgh8cf71






